-
Arquitetos: IR arquitectura
- Área: 25 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Fernando Schapochnik
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este pequeno apartamento, produto residual da divisão de uma propriedade construída na década de 1950 no bairro de Chacarita, Buenos Aires, configura uma esquina no primeiro pavimento com vistas abertas tanto ao exterior, quanto àqueles que passam curiosos pela rua. Estes fatores, somados ao desejo do proprietário em habitar um espaço iluminado e flexível, determinaram a estratégia do projeto.
A demolição dos poucos elementos construídos no interior do espaço permitiu a exploração total do espaço livre, deixando de fora apenas um pequeno banheiro. A abertura completa da parede que conformava a esquina permite ampliar visualmente e funcionalmente o espaço.
A incorporação de fechamentos espaçados oferece um novo dispositivo, um diafragma capaz de expandir o uso do apartamento no verão e contraí-lo durante o inverno, um colchão térmico que, por sua geometria e textura, assumirá a responsabilidade de preservar a intimidade do apartamento.
A partir das paredes mantidas se desdobra um móvel que contém uma pequena cozinha, geladeira e máquina de lavar, além de expandir e dar acesso ao banheiro existente, organizar as áreas técnicas, os espaços de armazenamento, os equipamentos, e dar abrigo à cama e à escrivaninha que se relacionam com o resto do ambiente através de uma biblioteca.